terça-feira, 7 de agosto de 2012

Android: como achar pastas compartilhadas do Windows e transmitir vídeos pela Wi-Fi

Conheça uma maneira de acessar vídeos e arquivos sem precisar copiá-los para o seu Android.



As redes sem fios, via internet ou Bluetooth, facilitaram muito a conexão entre os dispositivos. Com elas, você pode trocar material entre um computador e um notebook ou aparelho móvel evitando ter que recorrer aos cabos ou pendrives para copiar os arquivos entre as fontes. Da mesma forma, se você possui um Android, pode acessar o conteúdo do seu PC diretamente no aparelho, sem precisar copiá-lo.
Assim, você pode assistir a um vídeo ou até ler um documento sem precisar armazenar o conteúdo na memória interna do aparelho, utilizando apenas a sua conexão Wi-Fi. Para isso, também será preciso instalar o programa ES File Explorer File Manager no seu Android, além de fazer algumas configurações no Windows, de forma que ambos consigam estabelecer uma conexão.





Pré-requisitos:

  • Programa ES File Explorer File Manager instalado no seu Android.

                            DOWNLOAD



Compartilhando pastas no Windows

Vamos começar compartilhando a pasta no Windows 7, de forma que ela fique acessível ao seu dispositivo com Android. Para isso, abra o diretório desejado, clique em “Compartilhar com” e escolha a opção “Pessoas específicas”.




Uma nova janela é aberta. No campo presente nela, digite “Todos” e clique no botão “Adicionar”. Observe que o grupo é automaticamente adicionado na lista.

Como um padrão, a permissão vem configurada para permitir somente leitura. Caso você também precise copiar arquivos do seu Android para a pasta compartilhada, é preciso mudar o nível de acesso. Para isso, clique na setinha ao lado do grupo criado e selecione “Leitura/Gravação”. Clique em “Compartilhar” para salvar as alterações.

Em seguida, vamos abrir as configurações da rede.

Compartilhando o acesso à rede

Comece abrindo a Central de rede e compartilhamento. Isso pode ser feito de duas maneiras. Uma delas é clicando no botão Iniciar e acessando o Painel de controle.

Em seguida, escolha a alternativa “Central de Rede e Compartilhamento”.
A outra forma é clicando com o botão direito do mouse no seu ícone de conexão (na Bandeja do sistema) e selecionando a opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.

Independente da maneira escolhida, ao abrir a janela de configurações da rede, clique na alternativa “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas”.


Agora, é preciso desativar a proteção por senha. Essa configuração faz com que todas as pastas compartilhadas com “Todos” possam ser acessadas sem tal proteção. Para isso, localize a alternativa “Compartilhamento protegido por senha” e marque a opção “Desativar compartilhamento protegido por senha”. Clique em “Salvar” para que as modificações sejam armazenadas.


Acessando pelo Android


Uma vez que tudo esteja compartilhado no Windows, vamos começar as configurações pelo Android. Para isso, vamos utilizar o ES File Explorer File Manager, que se trata de um aplicativo gratuito para gerenciar os arquivos presentes no seu aparelho, além de compartilhar documentos com o seu computador.
Primeiro, abra o aplicativo e mova a tela da direita para a esquerda, para acessar o setor de rede. Nele, pressione o botão “NET” (ou "LAN"), localizado no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, uma nova janela é aberta e, nela, você deve marcar a 
opção “LAN”.

Agora, ainda no setor de rede, pressione o botão “New”, presente na barra de tarefas do programa. Em seguida, utilize a alternativa “Scan” para que o programa encontre a sua rede e os computadores que possuem pastas compartilhadas.

Como uma maneira alternativa, você pode selecionar “Server” e, em seguida, inserir o IP do computador que deseja acessar. Nesse caso, também é preciso selecionar o modo anônimo
(“Anonymous”).
Independente da maneira utilizada, veja que, logo após as configurações serem aplicadas, o seu dispositivo (ou pasta) já aparece na tela do aplicativo. Feito isso, basta você pressionar o local desejado e aguardar o carregamento dos arquivos (o que pode levar algum tempo conforme a quantidade de documentos e a sua conexão). Uma vez exibidos os arquivos na tela, tudo o que você precisa fazer é selecionar qualquer um deles para abrir diretamente no seu Android.




Vale apenas reforçar que há vários dispositivos que podem influenciar a conexão. Se você não estiver conseguindo conectar-se ao computador, lembre-se de verificar as suas configurações do Firewall, pois pode ser necessário adicionar uma exceção de segurança.

Fonte:Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário