terça-feira, 17 de julho de 2012

Usuários fazem Android 4.1 funcionar em um smartphone de 2009

Os fabricantes ainda estão se preparando para disponibilizar o Jelly Bean aos smartphones mais poderosos do mercado, mas a comunidade é mais rápida: a versão mais nova doAndroid já está disponível para o HTC HD2. O smartphone seria "mais um qualquer" se não fosse por um detalhe: o aparelho foi lançado em 2009 com Windows Mobile 6.5 e já foi capaz de rodar, inclusive, alguns sistemas para desktops, como o Windows 95 e o Ubuntu.




O HTC HD2 possui um hardware bem básico se comparado aos smartphones top de linha vendidos no mercado. Ele vem com um modesto processador single-core de 1 GHz e apenas 448 MB de RAM. Possui também uma tela de 4,3 polegadas com resolução de 480x800 que exibe módicas 65 mil cores, contra os 16 milhões da indústria de telas AMOLED. Apesar do baixo poder de processamento, ele foi capaz de rodar com sucesso o Jelly Bean.
Os próprios desenvolvedores classificam o sistema como "pré-alpha". Há alguns problemas no Jelly Bean para o HTC HD2, como a câmera ainda não funcional e os travamentos em aplicativos específicos, mas vale lembrar que várias ROMs em estágio inicial de desenvolvimento também possuem as mesmas falhas. Além disso, os recursos básicos do telefone, como chamadas, mensagens de texto, rede de dados, Bluetooth e Wi-Fi estão totalmente funcionais.
Em fevereiro, usuários do XDA Developers conseguiram fazer dual boot com Windows Phone 7 e Android no HTC HD2. O aparelho já foi capaz de executar Windows 95, Ubuntu, Android 2.3, Android 4.0 e MeeGo. Outros usuários também conseguiram inicializar o Windows XP no HD2, mas o desempenho foi sofrível.
Via The Verge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário